Traição: como superar e perdoar o seu parceiro

Tempo de leitura: 4 minutos

Convivemos com diferentes tipos de pessoas e personalidades. E, quando o assunto é traição, cada um tem uma percepção diferente.

Enquanto alguns temem e abominam a infidelidade, outros conseguem conviver com o tema mais tranquilamente.

No entanto, no momento em que esse fantasma aparece, a reação é imprevisível.

Traição: como superar e perdoar o seu parceiro

Se você passou ou está passando por isso neste momento e está sentindo toda a insegurança e a mágoa que uma traição pode causar, esse post é para você.

Por mais autoconfiança e equilíbrio emocional que uma pessoa tenha, não é fácil lidar com uma situação como essa. Você pode sentir um misto de baixa autoestima, tristeza, decepção, raiva e medo, tudo junto.

Nessa fase de frustração, os sentimentos não são bem definidos, podendo ir da mágoa a raiva, da sensação de impotência à esperança da reconquista.

Motivos para a traição
Traição: como superar e perdoar o seu parceiro
Photo by burak kostak from Pexels

Os motivos para uma traição são muito variáveis, por isso é importante compreender racionalmente em que tipo de situação você está inserida.

A melhor forma de seguir em frente é entender por que essa traição ocorreu. As três situações mais comuns são:

  • Ele trai compulsivamente. Alguns homens traem pelo simples prazer de trair, porque gostam do perigo, da novidade e não tem o mínimo comprometimento com o relacionamento. Não importa se está feliz, se a sua parceira é a melhor e a mais linda do mundo. Ele não se controla independente da dedicação e do comportamento de sua parceira.
  • Ele estava infeliz no relacionamento. Ele traiu porque estava infeliz ou passando por um momento de crise na relação. E, ao invés de sentar e conversar, busca conforto nos braços de outra mulher.
  • Ele preza o casamento e a família, mas não acredita mais na relação.  Ele mantém o casamento por comodidade, status social ou por causa dos filhos. Não pensa em se separar, mas tem relacionamentos extraconjugais.

No entanto, pode ter sido uma traição isolada. Ele não tinha intenção de trair, mas em um momento de fragilidade pessoal ou de instabilidade no relacionamento, permitiu-se envolver com alguém.

Lembrando que existem outras necessidades além do sexo para a manutenção de um relacionamento sadio. Sentir-se admirado, desejado e atraente são estímulos que falam muito alto e uma terceira pessoa tem chances de conquista fazendo seu parceiro se sentir assim.

Traição: como superar e perdoar o seu parceiro
Photo by rawpixel.com from Pexels

Mas independente de sua decisão de terminar ou não o relacionamento, saiba que lidar com esse momento não será fácil. As feridas podem demorar a cicatrizar ou nunca se fecharem definitivamente.

A boa notícia é que algumas atitudes podem ajudá-la a passar por esse momento, estimulando sua autoestima e te ajudando a sair do ciclo vicioso de pensamentos negativos que uma situação dessas pode gerar.

Sendo assim, se você deseja permanecer em seu relacionamento, seguem algumas dicas para superar e perdoar a traição.

Perdoe

Traição: como superar e perdoar o seu parceiro

O perdão é libertador. Todos cometem erros e sustentar esse mal só afeta a você. Então, perdoar é o primeiro passo.

É lógico que houve um erro. Mas o diálogo ainda é a melhor solução. Muitas vezes, a imaginação do traído é muito pior que a realidade da traição.

Portanto, procure conversar sem brigas e esclareça as dúvidas, exponha o que está sentindo e fale sobre seus objetivos para o futuro.

Não se culpe

Não se culpe, mas reconheça sua participação se de alguma forma puder ter cooperado com o que aconteceu. Infelizmente, muitas vezes, atraímos situações inconscientemente e esse é o primeiro passo para a superação.

Fique perto de amigos e familiares

Não se isole. Distraia-se. Procure cercar-se de amigos, familiares e pessoas que te amam a fim de impedir que você tenha sentimentos como autopiedade e depressão.

Invista seu tempo em você

Foque em atividades prazerosas. Realize tarefas que deixou para trás. Cumpra com aquilo que você se propôs, pois isto te fortalecerá nesse momento e evitará que você passe o dia remoendo a sua dor.

Façam coisas juntos

Casais que compartilham dos mesmos interesses recuperam a relação e superam a traição de maneira mais rápida e efetiva. Descubra coisas que ambos gostam de fazer juntos, cozinhem, participem de um curso de dança, tirem um dia para fazer alguma coisa diferente.

Supere
Traição: como superar e perdoar o seu parceiro
Photo by Ibrahim Asad from Pexels

Se você decidir continuar no relacionamento, terá que superar. Não adianta continuar se você ficar relembrando, cobrando ou usando o assunto para machucar e agredir o outro.

Por mais que seja difícil, você precisa seguir em frente, deixando suas mágoas para trás. Permita-se chorar e ficar com raiva, mas não deixe que esse estado de espírito perdure por muito tempo. A vida continua e o melhor de tudo é que sempre é possível recomeçar.

bannerBlog - Traição: como superar e perdoar o seu parceiro

2 Comentários

  1. Avatar

    Muitas vezes a desconfiança não tem fundamento, mas quando a dúvida persiste, pode ser hora de buscar ajuda profissional e descobrir a verdade. recomendo a vcs esse programa espião de celular ele é muito bom! https://www.syncsoft.com.br/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *