Relacionamento abusivo: como identificar e resolver esta situação

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está sendo submetida a qualquer tipo de agressão, seja moral, física ou psicológica, você está vivendo um relacionamento abusivo. O problema é que muitas mulheres vivem esse tipo de relação por anos, sem perceber como estão sendo prejudicadas emocionalmente com isso.

Esse tipo de comportamento destrói a autoestima da mulher que fica insegura, fragilizada e conformada, porque se acha incapaz de viver sem a companhia dele.

Mas por que as mulheres se submetem a esse tipo de situação?

Para começar, nem sempre é fácil sair de um relacionamento abusivo. Muitas vezes, é preciso a ajuda de especialistas, amigos e familiares.

Além disso, existe a questão do dinheiro. Se a mulher tem filhos e está desempregada ou não ganha o suficiente para se sustentar sozinha, pode ficar presa a esse relacionamento.

Medo

Relacionamento abusivo: como identificarPhoto by Melanie Wasser on Unsplash

Pode ser também que ela esteja sendo constantemente ameaçada pelo parceiro. E, o medo faz com que ela tema por sua vida, caso abandone seu companheiro. Infelizmente, o risco de homicídio pode ser real.

Manipulação

Relacionamento abusivo: como identificar

Muitas vezes, o parceiro é manipulador: grita, termina, chora, agride, mas depois pede perdão. Promete que vai mudar, diz que vai procurar tratamento e a vítima acredita e perdoa.

Vergonha

Relacionamento abusivo: como identificar

Outro motivo pode ser a vergonha de pedir ajuda, uma vez que muitas vezes a mulher é desacreditada até mesmo por familiares e amigos.

A seguir foram listadas 8 características de um relacionamento abusivo. Se alguns desses itens fazem parte da sua vida, procure repensar se a relação que você tem hoje, realmente vale a pena.

1 – Ele te isola de tudo e de todos

Relacionamento abusivo: como identificarPhoto by SHTTEFAN on Unsplash

Ele faz com que você se afaste de todos que gostam de você, porque ele não gosta de seus amigos e nem de seus familiares. Quanto mais sozinha você fica, mais dependente dele você se torna. Cuidado!

2 – Ele te controla

Relacionamento abusivo: como identificar

Ele controla tudo o que você faz: seus passos, gastos, roupas que vai usar, seus compromissos e te monitora praticamente o tempo todo. Se você se recusa a obedecê-lo, ele se torna agressivo e hostil.

3 – Gaslighting

Relacionamento abusivo: como identificarPhoto by Cristian Newman on Unsplash

Ele abusa de você emocionalmente fazendo com que você passe a questionar a sua própria sanidade. Ele diz que você é louca, que você só faz drama e que tudo é coisa da sua cabeça. Está sempre te desqualificando.

4 – Ele tem um ciúme doentio por você

Relacionamento abusivo: como identificarPhoto by Kat Jayne from Pexels

Ele tem ciúme de tudo e de todos. Briga sem motivo e encontra razões para discussões onde não existe nenhuma possibilidade de traição.

5 – Ele usa situações para deixá-la mal

Relacionamento abusivo: como identificar

Ele faz piadas, comentários de mau gosto e te humilha na frente de seus amigos. Está sempre arrumando uma forma de te diminuir e desqualificar. Ele te julga estúpida e faz com que você se sinta mal consigo mesma.


6 – Ele é violento

Relacionamento abusivo: como identificar

Ele tem “pavio curto”. Às vezes fala de forma agressiva ou pior, fica fisicamente agressivo, mas no momento seguinte, ele se mostra arrependido e muito carinhoso. Ele usa palavras de baixo calão, xinga, fala sem pensar e a humilha.

7 – Ele acha que é melhor que você em tudo

Relacionamento abusivo: como identificar

Ele te agride verbalmente e não é incomum ele chamá-la de “burra” e afirmar que você não sabe ou não entende nada.


8 – Ele não te agride, mas desconta sua raiva em portas, mesas e outros objetos

Relacionamento abusivo: como identificarPhoto by Volkan Olmez on Unsplash

Ele te ameaça e grita demonstrando a sua força e a sua raiva em objetos, como uma forma de dizer que você pode ser a próxima.


Como sair de um relacionamento abusivo?

Primeiramente, você precisa admitir para si mesma que existe um problema e você precisa estar disposta a resolvê-lo. Converse com pessoas de confiança e peça ajuda.

Além disso, você precisa se amar e se colocar em primeiro lugar para então, retomar o controle de sua vida.

Se a situação já está fora de controle e você ou alguém que você conhece está sofrendo qualquer tipo de agressão, ligue para 180, a Central de Atendimento à Mulher que funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia ou procure uma Delegacia da Mulher.

bannerBlog - Relacionamento abusivo: como identificar e resolver esta situação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *